Descrição do Curso

A Segunda Licenciatura em Educação Especial é uma formação complementar destinada a profissionais da educação que desejam ampliar seus conhecimentos e habilidades para atuar de forma mais especializada com alunos com necessidades educacionais especiais. Durante o curso, os participantes têm a oportunidade de estudar temas como inclusão escolar, adaptações curriculares, avaliação psicopedagógica, entre outros, visando desenvolver competências para promover uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

O que vou aprender?

Requisitos

  • Os requisitos para fazer o curso de segunda licenciatura em Educação Especial incluem: Ter concluído uma graduação em qualquer área do conhecimento; Apresentar documentos: CPF Certidão de nascimento ou casamento Diploma de Graduação (Frente e Verso) ou Certidão de Conclusão de Curso Histórico da Graduação Comprovante de residência Contrato assinado *Documentos podem ser enviados ou solicitados no decorrer do curso.

Dúvidas frequentes

Qualquer pessoa que já tenha concluído uma licenciatura plena com a duração de 4 anos pode fazer uma segunda licenciatura. A segunda licenciatura é uma opção para aqueles que desejam obter habilitação em uma nova área de conhecimento para atuar como professor em disciplinas diferentes das abordadas em sua primeira licenciatura. É importante verificar os requisitos e processos específicos de cada instituição de ensino para realizar uma segunda licenciatura.

O curso ficará disponível para você por 16 meses, porém a partir do SEXTO mês, caso já tenha finalizado todas as atividades e não houver pendência acadêmica ou financeira, já poderá solicitar a antecipação da sua certificação e receber seu diploma.

Você pode consultar o credenciamento do MEC acessando o link: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTg2OTY= Esse link leva diretamente à consulta pública do MEC, onde é possível verificar o credenciamento da instituição e a oferta do curso. Essa consulta é muito importante para garantir a qualidade e o reconhecimento do seu curso.

O estágio passou por uma atualização com resolução 2 de 2019. No lugar dele serão práticas pedagógicas que são atividades bem mais tranquilas.As práticas pedagógicas são dividida em duas atividades:Atividade I : deve fazer uma dissertação do tema da BNCC e suas dez competências.Atividade II: deve responder um questionário na plataforma e também realizar uma entrevista com um (a) gestor (a) educacional.Todas essas orientações e modelo padrão estará disponível na sua plataforma, e você terá o auxílio do seu orientador durante todo o curso. Não é necessário ir à escola várias vezes para a realização desta atividade.

O curso não possui TCC obrigatório. Mas caso você deseje realizar essa disciplina como opcional poderá solicitar ao seu orientador, no entanto terá um custo 380,00.

Sim, é um curso superior! E você receberá um diploma do curso. Estes são os artigos da Resolução 2 de 2019 que explicam o prazo reduzido para segunda licenciatura e formação pedagógica de bacharéis e tecnólogos.Alunos formados por meio deste programa do governo concorrem de igual para igual com aqueles que fizeram a licenciatura plena em 4 anos em concursos públicos e processos seletivos, pois é equivalente à licenciatura plena.Lembre-se: esse tempo reduzido só é possível para portadores de diplomas de nível superior, ou seja, para aqueles que já são graduados em outra área.

O nosso curso é 100% on-line realizado em ambiente virtual de aprendizagem simples e intuitivo. Você consegue realizá-lo no conforto de sua casa, no dia e horário de sua preferência. O conteúdo do curso é estruturado por estudos em e-books, vídeo-aulas, atividades e uma avaliação no final de cada disciplina (tendo 3 tentativas), tudo isso através da sua plataforma. Cada avaliação contém 10 questões de múltipla escolha, sendo necessário obter 70% para aprovação.

Após concluir o curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial, você estará habilitado para atuar em diversos contextos educacionais que visam atender às necessidades específicas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Alguns locais onde você poderá atuar incluem: Escolas de Educação Básica: como professor de Educação Especial, trabalhando em salas de recursos multifuncionais, salas de aula comum inclusivas ou atendendo alunos de forma individualizada, adaptando o currículo e as estratégias pedagógicas para atender às necessidades de cada aluno. Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE): atuando em centros especializados que oferecem atendimento educacional complementar e apoio aos alunos com deficiência, transtornos ou altas habilidades. Instituições de Ensino Superior: ministrando disciplinas relacionadas à Educação Especial em cursos de Pedagogia, Psicologia, entre outros, contribuindo para a formação de futuros profissionais da área. Órgãos Públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs): participando de projetos e políticas públicas voltadas para a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, atuando na elaboração e implementação de ações inclusivas. Consultoria e Assessoria: prestando consultoria para escolas, famílias e instituições que buscam estratégias e orientações para promover a inclusão e o atendimento educacional especializado. Essas são algumas das áreas em que você poderá atuar após concluir a Segunda Licenciatura em Educação Especial. É importante buscar se especializar, participar de formações complementares e se manter atualizado sobre as políticas e práticas inclusivas na educação, a fim de oferecer um atendimento de qualidade e promover a inclusão de todos os alunos.

Grupo Zayn Educacional

R$3.078,40

Período de expiração

16 Meses

Aulas

35

Testes

20

Cursos relacionados